O verão está chegando e com ele a vontade de estar ao ar livre. Nos grandes centros urbanos, as casas raramente possuem um grande quintal ou pátio para criar uma área de lazer ou estar. Em sua maioria, são áreas reduzidas. Por isso, reunimos aqui alguns exemplos que souberam ocupar esses espaços para trazer uma maior conexão entre interior e exterior, mas também mais conforto para seus usuários.
Anteriormente já destacamos algumas ideias para decorar pátios, quintais e varandas, ali falamos sobre a importância de cultivar jardins e hortas, a forma como espaço pode se tornar mais flexível de acordo com os mobiliários, a possibilidade de criar diferentes ambientações na mesma área e a importância da iluminação.
Nesta seleção, buscamos por projetos que não possuem uma área ampla de intervenção, mas que destacam a importância de espaços ao ar livre. Intervenções que demonstram como esses ambientes são fundamentais para colaborar com o conforto térmico e também aumentam a qualidade espacial de toda a residência.
Estes projetos nos lembram que independente do tamanho, é possível ousar e trazer diferentes elementos: misturar vegetação com pedras e água, mobiliários que se destacam, valorizar a madeira e outros tons naturais. Além de outras ideias que são vistas em mais de um deles como:
Destacar o piso do solo na área externa, trazendo protagonismo ao ambiente criado, mas também mantendo áreas permeáveis ao seu redor, garantindo o escoamento das águas pluviais;
A criação de decks para expandir áreas externas em terrenos mais íngremes, agregando não apenas um espaço de estar, mas outros usos que podem aprimorar a experiência no momento de contemplar as vistas.
A notável diferença que um bombom paisagismo pode trazer ao espaço. Afinal, presença das plantas pode trazer diversos benefícios para o espaço e seus usuários.
Publicado originalmente em 17 de novembro de 2022, atualizado em 6 de dezembro de 2022.